A resposta é: Sim!
Considerando-se a atual pandemia de COVID-19, para a qual não há prevenção ou medicamentos efetivos disponíveis, um sistema imunológico saudável é uma das armas mais importantes contra infecções virais respiratórias.
Certamente uma nutrição balanceada é essencial para manter a imunidade e ajudar na prevenção de infecções virais. Porém, um estudo recente mostrou que as vitaminas e micronutrientes também têm seu papel. E dentre as vitaminas, as vitaminas A e D mostram potencial benefício, especialmente em populações com deficiência desses nutrientes. Dentre os chamados elementos traço, mais conhecidos como micronutrientes, o selênio e o zinco também demonstraram efeitos favoráveis na proteção imunológica contra infecções virais respiratórias.
Os micronutrientes podem ser especialmente benéficos em idosos com depleção nutricional, seja porque não têm mais o mesmo apetite de antigamente e por isso acabam se alimentando menos, seja porque o intestino nas pessoas idosas perde um pouco sua capacidade de absorção de nutrientes.
Quando estamos com alguma infecção, nossa demanda por diversos nutrientes aumenta. A má nutrição proteico-energética, ou mesmo deficiências subclínicas de um ou mais micronutrientes, podem prejudicar a resposta imune da pessoa.
Seguindo esse raciocínio, diversos nutracêuticos e probióticos também podem exercer seu papel no fortalecimento da função imunológica. Encontre aqui em nosso site mais sobre algumas importantes funções das vitaminas e micronutrientes.
Referência
Jayawardena R et al. Enhancing immunity in viral infections, with special emphasis on
COVID-19: A review. Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews 2020; 14: 367-82.